SERVIÇO

NÚCLEO DE SERVIÇO E PROMOÇÃO

 “Progredi na caridade, segundo o exemplo de Cristo, que nos amou e por nós
se entregou a Deus como oferenda  e sacrifício de agradável odor”.

 

O ser humano se realiza na integração harmônica de uma estrutura cujos elementos são o corpo, a alma e o espírito. Segundo a tradição agostiniana, é uma estrutura tríplice: no alto, o espírito; para fora, o corpo; no meio, a alma.
O Papa João Paulo II em sua visita ao Brasil, falando aos intelectuais no Rio de Janeiro, afirma que a verdadeira cultura é humanizada, enquanto a não-cultura e as falsas culturas são desumanizantes: “A humanização, ou seja, o desenvolvimento do homem efetua-se em todos os campos da realidade na qual o homem está situado e se situa: na sua espiritualidade e corporeidade, no universo, na sociedade humana e divina. Trata-se de um desenvolvimento harmônico, no qual todos os setores dos quais faz parte o ser humano ligam-se uns com os outros: a cultura não diz respeito nem unicamente ao espírito, nem unicamente ao corpo, como nem unicamente à individualidade. A redução “ad unum” dá sempre lugar a culturas desumanizantes, nas quais o homem é espiritualizado ou é materializado, é dissociado ou é despersonalizado…”.
Deus conhece as inúmeras necessidades de seu povo, por esta razão derrama sobre todos aqueles que querem socorrer estas necessidades o Espírito Santo, que os capacita com os carismas necessários para um trabalho eficiente em Deus. Jesus nos dá o exemplo de que veio para servir, e todos os servos devem seguir a atitude de Jesus. Nós somos chamados ao serviço no crescimento dos cristãos e à construção da Igreja, nunca cansar de fazer o bem na gratuidade do amor de Deus.
A evangelização a que a Igreja está sendo chamada neste tempo presente deve ser, nova em seu ardor, seus métodos e sua expressão. Não basta chamar, convocar e esperar que as pessoas venham e conheçam Deus e o seu amor. É necessário ir ao encontro do povo: nas suas necessidades, nas suas carências, nas dificuldades de cada dia, nos seus medos e dúvidas. Participar dos momentos da vida do povo: sendo presença, acolhimento, auxílio e amigos. Uma ação sócio-transformadora, tendo a fraternidade como luz e força, buscando uma progressiva integração entre fé e a vida.
Nesta dinâmica o Núcleo de Serviço e Promoção surge como fruto desta ação pastoral, fazendo acontecer:
  • Gestos concretos de Evangelização e de Promoção Humana;
  • Iniciativas Espirituais, Sociais e Filantrópicas;
  • Acolhida, Aconselhamento e Apoio aos necessitados;
  • Promoção de Ações Culturais, de Lazer e Comunitárias;
  • Promover Meios de Comunicação e Relações Públicas;
  • Trabalhar em parceria com outros movimentos, Comunidades e Associações.
Para melhor desenvolver estas atividades, dividimos em três modalidades de ação:
  1. Apostolado
  2. Comunicação
  3. Eventos