Formação

NÚCLEO DE FORMAÇÃO E ENSINO

 “Quem semeia pouco também colherá pouco, e quem semeia com largueza colherá também com largueza”.
São Paulo nos adverte, baseado em sua própria experiência: “O que alguém tiver semeado, é isso que vai colher. Quem semeia na sua própria carne, da carne colherá corrupção; quem semeia no Espírito, do Espírito colherá a vida eterna” (Gl 6, 7-8). Cada um colhe e recebe o que tem semeado e feito.Encontramos aqui um grande desafio para a nossa Igreja Católica do século XXI. Somos apostólicos na medida em que anunciamos o Evangelho e instauramos o Reino de Deus como fizeram os apóstolos. Se os apóstolos são testemunhas que experimentaram a salvação e o senhorio de Jesus, nós somos apostólicos quando pregamos e ensinamos a salvação e o senhorio de Jesus, dando testemunho que antes os experimentamos e não ficamos apenas na transmissão de uma fria doutrina, ou em falas de acontecimentos como se fosse apenas uma história. Não podemos esquecer que a fé dos apóstolos não era um catecismo de verdades abstratas, mas levantava paralíticos, ressuscitava mortos, abria as portas das prisões e movia montanhas. A chave para uma formação e um ensino eficaz e evangelizador está no experimentar o poder do Espírito Santo, que nos leva a viver a nova vida.
A formação e ensino precisa ser pleno, completo, integral; precisa mover o corpo, a mente e o espírito; precisa alcançar todos os ambientes e transpor fronteiras intransponíveis. Para isso precisamos usar a metodologia do Espírito Santo e entrarmos no coração das pessoas.
A formação e ensino não se reduz a  transmissão ou a um aprendizado de uma mensagem, mas consiste, antes de tudo, em tornar presentes os frutos da obra salvífica de Jesus, que veio para que tivéssemos vida, e vida em abundância. A formação e o ensino tem que unir a Palavra Ungida com os sinais de poder.
O objetivo da formação e o ensino é o de atingir a pessoa como um todo: corpo, mente e espírito; suscitar pessoas aptas a enfrentar o dia a dia; a renovar histórias de vida, proporcionar vidas dignas e a surgir novos servos de Deus para a missão: “Diante de muitos, inclusive cristãos, que buscam, em práticas alheias ao cristianismo, respostas às suas ânsias de vida interior, devemos saber oferecer a rica doutrina e a longa experiência da Igreja” (Santo Domingo 47).
Temos como certo que a formação e o ensino é uma necessidade permanente da Igreja. Principalmente nos dias de hoje faz-se necessário um estudo sistemático e dinâmico, diante das vãs doutrinas,  da fragilidade da fé e de manifesta necessidade dos leigos comprometidos de conhecimento e de espiritualidade.
A Comunidade Verbo Eterno, no seu Núcleo de Formação e Ensino, apresenta três módulos, como esforço em preparar o povo de Deus neste tempo presente. Pedimos ao Senhor que nos seja propício derramando abundantemente seu Espírito Santo, para que sejamos fieis e capazes desta missão na sua sempre construção da Igreja. Os módulos são:
  • Eclesial
  • Espiritual
  • Humana