VOCACIONADO AO SERVIÇO DE DEUS

0 comments
VOCACIONADO AO SERVIÇO DE DEUS
A comunidade Verbo Eterno tem uma programação especial para este mês de Agosto, celebramos com toda a Igreja as diversas vocações e também com grande júbilo a Solenidade do nosso Pai Espiritual Santo Agostinho, no dia 28 de Agosto. Convidamos a todos a participar conosco e com toda a Igreja destes importantes momentos.
Vocação é o chamado que Deus faz a uma pessoa para um estado ou modo de vida, segundo os planos de sua providência.  É como um diálogo entre Deus e o vocacionado; a iniciativa é de Deus; a resposta é do ser humano. Em virtude disso a vocação é um mistério, e só pode ser vista a partir da fé. A vocação é, portanto, algo sobrenatural, não surge por decisão humana, não se descobre por testes ou por orientações de terceiros.  A sublimidade da vocação não nos permite olhar com olhos humanos ou mundanos, porque está além do entender humano.
O vocacionado ao serviço de Deus é chamado a aderir à missão de Jesus, para ser sinal do Reino e anunciador da Boa Nova do Evangelho.  Para Deus, chamar equivale a eleger, portanto, vocação é especialmente uma eleição.  Eleitos a serem testemunhas e servos em qualquer tempo e ou e em todas as circunstancias do Deus vivo.
Nas palavras do Papa Francisco a vocação “é um dom, um tesouro que o Senhor coloca nas mãos de cada um, uma semente que deve ser cultivada e germinada”. E diz ainda: “aquele que se permite discernir a vocação conhece o rosto misericordioso do Pai e acolhe Cristo”. E o Papa faz uma seria exortação: “a pressa e a velocidade dos estímulos não deixam espaço para o silêncio interior, no qual ressoa o chamado do Senhor”.
Santo Agostinho, que tem sua data de comemoração no mês das vocações, em seus escritos acende uma grande luz para compreensão das razões do nosso sim ao chamado de Deus: “Disse Jesus: Eu sou a verdade, o caminho e a vida. Ele quis dizer: é através de Mim que você vem; a Mim você vem, em Mim você permanece. De que modo você deseja ir? Eu sou o Caminho. Aonde você deseja ir? Eu sou a Verdade. Onde você deseja permanecer? Eu sou a Vida. Cristo, enquanto Deus é o Paraiso ao qual nos dirigimos. Enquanto homem é o Caminho pelo qual devemos seguir”.
Lembre-se: Deus é fonte de todas as vocações e Ele continua chamando.
Manuel Lopes de Freitas Filho, CCVE – Fundador

 

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.