Advento e Natal

0 comments
Advento e Natal

 

Acendamos a lamparina

Sentinela a vigiar, logo o Senhor virá

Deus conosco: Luz a brilhar

A Igreja em seu sublime ensinamento nos dá os tempos litúrgicos para melhor celebramos os mistérios da nossa fé. Sempre no fim do ano civil, celebramos o Advento e o Natal do Senhor, onde um tempo se completa com o outro dando sentido e razão para celebrar e ser Igreja. O Advento antecede o Natal em quatro domingos, onde celebramos o tempo de espera.

O Advento é um tempo de preparação. Advento significa esperar: Espera d’Aquele que há de vir. Este tempo nos conduz a esperança do Senhor que virá, que veio e que vem sempre em auxílio da humanidade. Celebramos o Natal (ou seja primeira vinda) e a Parusia (ou seja a segunda vinda). A beleza que traz este tempo é exatamente o desejo do nosso coração de, acima de tudo experimentar no mistério de Cristo que veio, sua ausência sempre presente, a recordação e a saudade e na fé, de sua promessa que ainda virá.

Em Cristo se realiza a Salvação da humanidade e esse tempo de espera, convida-nos também à conversão do coração. Para receber Jesus que virá em sua majestosa pequenez é necessário que nosso coração seja preparado no sentido de recebê-Lo como o menino-Deus, palavra feito homem, Verbo feito criança, rodeado dos anjos que cantam sua glória do céu na terra.

O Natal é a festa do nascimento de Jesus. Tempo de alegria e certeza de que a nossa vida se revigora na esperança e na certeza de que há um Deus que nos ama. Na singela presença de Jesus menino se faz refletir em nossos corações a contemplação de uma vida nova que inicia marcada na eternidade de Deus que se doa a nós para nos conceder a vida eterna.

O convite que a Igreja nos faz é celebrar esses tempos com coração despojado. Quanto mais colocarmos nosso coração no sentido solene e viver esse tempo na disponibilidade da nossa fé, fortaleceremos nosso vínculo com a Igreja de Deus e viveremos melhor cada dia nossa vocação de filhos e filhas de Deus, no mundo. Preparemos nosso coração! Sintamos acolhidos por este Deus que nos ama! Acolhamos Jesus em nossas vidas e assim a nossa vida se transformará em vida de virtudes e de respostas ao amor de Deus que não se cansa de nos amar.

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.